Tuesday, December 1, 2009

Portugal e os Feriados


Que coisa gnu! Até sabe bem quando se está a trabalhar/estudar, ou pelo menos a fingir.
Portugal tem cerca de 14 ou 15 feriados nacionais. E quando um destes calha à quinta ou à terça, e se for ano de eleições, o dia a seguir também é feriado (mas chamam-lhe pontes).

Vejo nesta situações duas "gnuances" de todo o tamanho.
Primeiro, se somos um estado ateu, porque é que temos tantos feriados católicos? Já agora podiamos celebrar alguns Judaicos, Protestantes, Ortodoxos, por aí fora.. olhem, o St. Patrick´s serviria como dia para os sportinguistas, já que os desgraçados não tem nada para celebrar.

Segundo: Qual é o verdadeiro Dia Nacional? 10 de Junho, quando morreu Camões e fomos dominados pelos espanholitos? 1 de Dezembro, quando nos vimos livres dos espanholitos? 5 de Outubro, quando nos vimos livres da monarquia? 25 de Abril, quando nos vimos livres da ditadura?
Quantos mais precisamos? Já agora, corríamos com o panisgas do nosso primeiro-ministro.. digamos, lá para Março, que não tem nenhum feriado, e fazíamos um verdadeiro dia de Portugal, da Restauração da Democracia e da Heterossexualidade Governamental!

Que GNU!

6 comments:

  1. Opá, não te queixes dos feriados. Deixa lá que existam 14 ou 15. Isto para quem finge que trabalha faz toda a diferença;)
    Isso do dia da heterossexualidade governamental é boa ideia, mas olha que íamos ter de levar com muito panisga revoltoso a lutar pelo actual regime. Ainda por cima agora que as coisas estão a ficar mais ou menos bem encaminhadas para essa espécie.

    ReplyDelete
  2. Artista, já conheces a minha opinião. Não obstante, acho que é de relevar um ponto no que concerne a feriados. O 25 de Novembro sim, deveria ser feriado. Esse sim, o verdadeiro dia da liberdade, o dia em que se consagraram os ideais patentes na revolução de Abril...sabemos o que dói aos comunas.
    Em relação a orientações sexuais...oh pah, oficialmente um dia da heterossexualidade governamental...com certeza que não será na XVIII legislatura...

    ReplyDelete
  3. Epá ó Artista, eu estive a dar uma olhadela aos comentários que vão fazendo aqui no teu blog e há, de facto, alguns bastante engraçados.
    Ideologias políticas à parte, e porque estamos a falar de feriados de uma maneira geral, era realmente bem visto que no dia 25 de Novembro fosse também feriado. E porquê? Era mais um, ora! Assim agradava-se a Gregos e Troianos e evitavam-se discussões politico-partidárias sobre ideais que morreram com o tempo.

    ReplyDelete
  4. "olhem, o St. Patrick´s serviria como dia para os sportinguistas, já que os desgraçados não tem nada para celebrar"...

    LOOOOL, oh artista, tenho de te arranjar um tacho como colunista dum jornal qualquer :) sp farias melhor figura do que a grande maioria deles!

    E sim, viva o 25 de Novembro! :p

    ReplyDelete
  5. Acho que o artista não tem coragem para dizer que o 25 de Novembro sim, é o verdadeiro dia da liberdade da nação!

    ReplyDelete
  6. Não é uma questão de coragem. Podia-se comemorar o dia em que nos vimos livres dos comunas... mas isso não aconteceu, foi só temporário..
    Agora, no dia em que "Indionésinárem" (velha táctica politicó-militar que consistia em enfiar tudo que não interessava num barco e afunda-lo em alto mar) o PCP e o BE, aí sim admito que podíamos ter o verdadeiro feriado nacional.

    ReplyDelete