![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEipBlIc4-ch7bVVBJXE3_Z79OiJoU-1VTU0w-xjPPs32cA_Ema9T0wOxBE2SVAYVnJZ1KKfxN2QWQ23YCo4N3QSXEiK6w0JG-Ga-PcIESDlNMSwAipFRPkB7LPxdcrzRW9Wn80LAs9fk5M/s200/BLOGPORTUGAL.jpg)
Que coisa gnu! Até sabe bem quando se está a trabalhar/estudar, ou pelo menos a fingir.
Portugal tem cerca de 14 ou 15 feriados nacionais. E quando um destes calha à quinta ou à terça, e se for ano de eleições, o dia a seguir também é feriado (mas chamam-lhe pontes).
Vejo nesta situações duas "gnuances" de todo o tamanho.
Primeiro, se somos um estado ateu, porque é que temos tantos feriados católicos? Já agora podiamos celebrar alguns Judaicos, Protestantes, Ortodoxos, por aí fora.. olhem, o St. Patrick´s serviria como dia para os sportinguistas, já que os desgraçados não tem nada para celebrar.
Segundo: Qual é o verdadeiro Dia Nacional? 10 de Junho, quando morreu Camões e fomos dominados pelos espanholitos? 1 de Dezembro, quando nos vimos livres dos espanholitos? 5 de Outubro, quando nos vimos livres da monarquia? 25 de Abril, quando nos vimos livres da ditadura?
Quantos mais precisamos? Já agora, corríamos com o panisgas do nosso primeiro-ministro.. digamos, lá para Março, que não tem nenhum feriado, e fazíamos um verdadeiro dia de Portugal, da Restauração da Democracia e da Heterossexualidade Governamental!
Que GNU!